Profissional que sabe falar em público leva vantagem, diz especialista

Villela da Mata é presidente da Sociedade Brasileira de Coaching

Villela da Mata é presidente da Sociedade Brasileira de Coaching

O profissional capaz de dominar técnicas de oratória dispara na frente dos concorrentes quando uma vaga ou promoção está em jogo, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching Villela da Matta.

Para ele, liderar uma reunião de equipe, apresentar a empresa a um possível cliente, defender um case bem-sucedido em um prêmio do setor são atividades destinadas aos líderes.

“Falar bem em público é uma habilidade a ser desenvolvida e poucas pessoas nascem com esse dom. O mais importante é buscar aprender e, assim, cativar o público, seja ele seu chefe ou uma plateia de 200 pessoas”, diz.

O especialista listou 4 dicas para quem pretende fazer uma boa apresentação:

Preparar-se
Quem não domina o assunto que será apresentado terá receios de defendê-lo e perderá a credibilidade. “Estudar com antecedência o conteúdo da apresentação, rever os argumentos dos pontos citados, prever possíveis dúvidas e ter respostas na ponta da língua são atitudes que dão confiança ao orador e transmitem segurança aos expectadores”, diz Villela.

Conheça o público
Descubra para quem você irá falar. Saber a área de formação e a qual geração e gênero o público pertence ajudam a adaptar a linguagem utilizada. Por exemplo, para um público universitário, ainda em fase de aprendizagem, é preciso explicar termos técnicos. Já para profissionais da mesma área não existe essa necessidade. Adequar a linguagem torna o discurso mais assertivo e atrativo aos ouvintes.

Assuma o controle
Não tente eliminar seu medo, mas sim controlá-lo. O receio faz as pessoas ficarem preparadas para os imprevistos.

Valorize suas qualidades
Identifique aptidões que você possui (como carisma e simpatia) e utilize a seu favor para comunicar melhor. “Possuímos qualidades diferentes e nos tornamos interessantes por nossas particularidades. Descobrir seus pontos fortes e saber como usá-los em seu benefício é uma grande vantagem”.

Fonte: UOL Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.