No processo de seleção, quando o recrutador pergunta como o candidato se imagina daqui a cinco ou dez anos, muita gente comete gafes que poderiam ser evitadas. Para explicar o que o recrutador quer saber quando lança essa pergunta e mostrar qual a melhor forma de ganhar pontos com a resposta, confira as dicas de Luana Maluf, sócia da Asap Recruiters, empresa de recrutamento para cargos de gerência.
1 – O recrutador quer conhecer a linha de raciocínio do profissional e verificar se ele tem planejamento de carreira e objetivos bem definidos. “As empresas buscam profissionais que tenham claro o que pretendem ser no futuro e que tomam as rédeas da sua carreira”, diz ela.
2 – Não existe uma resposta padrão, nem certa ou errada, mas muitas vezes ocorre que o profissional simplesmente não consegue responder nada porque nunca pensou no assunto. “Os mais jovens são muito imediatistas, querem um trabalho para ganhar dinheiro e atender necessidades de curto prazo e não têm um plano de carreira estruturado”, explica Luana.
3 – Uma boa forma de responder essa pergunta é pensar – antes da entrevista – de fato onde você quer estar daqui a alguns anos e como vai fazer para chegar lá. A dica é não se fixar a cargos ou salários, mas estabelecer um planejamento. Por exemplo, se daqui a cinco anos você quer ter um cargo de gestão em uma grande empresa, diga isso ao recrutador e explique o que pretende fazer para alcançar seu objetivo. Por exemplo, você pode dizer que sabe que para isso precisa melhorar determinada competência, fazer uma especialização e dar uma turbinada no seu inglês.
4 – Muita gente ‘queima o filme’ porque, ao ouvir a pergunta, solta uma pérola do tipo “daqui a cinco anos eu quero ser presidente da empresa” ou “daqui a três anos quero estar ganhando 30 mil reais por mês”. É uma boa hora para mostrar que você tem os pés no chão, ok?
5 – Para evitar uma bola fora – como dizer que você quer estar em uma grande empresa exatamente quando está participando de um processo de seleção para trabalhar em uma empresa pequena -, pesquise tudo o que puder sobre o empregador. “Sempre que souber para qual empresa é a seleção faça a sua lição de casa e evite perder pontos por bobagens”, diz ela.
6 – E, sim, se você de fato quer estar numa grande empresa daqui a cinco anos e agora está sendo recrutado para trabalhar em uma empresa pequena, vale a pena adequar o seu discurso. Diga, se for o caso, que quer ter um cargo de liderança, mas não especifique o porte da empresa dos seus sonhos. “Isso evita inclusive que o gestor que está participando da entrevista se sinta ofendido.”
Fonte: www.vagas.com.br
Autoria: Fernanda Bottoni