Profissionais matutinos são realmente mais produtivos do que os noturnos – saiba o porquê

Livro aponta que cérebro performa melhor pela manhã e possibilita que profissionais executem tarefas complexas com mais facilidade

O antigo provérbio, “Deus ajuda, quem cedo madruga” pode ser verdade, de acordo com o livro The Morning Mind (A mente matutina, em tradução livre). No livro, o autor Robert Carter, PhD, diz que há uma razão biológica pela qual o madrugador pega “no tranco”.”Nosso volume interno craniano é maior pela manhã”, diz Carter. Como cabeça e corpo ficam nivelados durante o sono, o cérebro recebe mais fluido corporal do que durante o dia, fazendo com que ele performe melhor após o despertar. A conclusão é baseada em estudos sobre pacientes que sofrem de Parkinson.

Os pacientes estudados foram mais capazes de realizar tarefas complexas pela manhã. Ao longo do dia, à medida que a quantidade de fluido no cérebro diminuía, registraram um declínio da capacidade cognitiva.

Todos somos matutinos 
Por mais que algumas pessoas afirmem ser criativas à noite e incapazes de deitar a cabeça no travesseiro até as primeiras horas da manhã, Carter diz que menos de 1% da população é geneticamente programada para trabalhar na madrugada. Ele argumenta que aqueles que se consideram corujas provavelmente sofrem de privação ou restrição de sono. E isso, diz ele, resulta em redução no desempenho cognitivo, na regulação emocional e na produtividade.

Uma das razões pelas quais os madrugadores podem ser mais produtivos é que eles são mais proativos e persistentes — resultado de uma mente bem descansada. “O assassino da persistência é a fadiga e a frustração. Os madrugadores são menos fatigados, menos irritados e menos frustrados [do que os noturnos] ”, diz Carter.

Mas há outra razão pela qual os notívagos podem ter um desempenho inferior em comparação às pessoas da manhã. O descansar tardio não combina bem com as normas sociais das 9h às 17h de trabalho. As pessoas à noite tendem a não obter as sete ou oito horas de sono desejadas, elas tendem a não ter bom desempenho, graças à privação crônica do sono.

Ajustar o horário de sono pode fazer com que os notívagos colham os benefícios do início da manhã depois de um sono de boa qualidade, mas isso pode significar acordar às 9h ou 10h. Isso funciona bem para pessoas que trabalham em casa ou em um escritório com horários ajustáveis.

Para profissionais que precisam estar no escritório às 9h, prontos para enfrentar o dia, aqui estão três dicas para se tornar uma pessoa mais matutina:

Prepare seu ambiente de sono: um sono adequado começa com a preparação do ambiente para descanso. Deixe o quarto o mais escuro possível e desligue a luz azul de telefones celulares e despertadores. Pratique a meditação consciente e a respiração profunda e relaxante. “A respiração promove o sono”, diz Carter.

Planeje o início do seu dia: Comece com o que você vai vestir e programe também o que vai preparar para o café da manhã. Manter-se organizado logo cedo ajudará a reduzir o impacto de um sono ruim. “Estar com pressa de manhã causa uma sensação de ansiedade e vai diminuir sua produtividade”, diz Carter.

Fuja da função “soneca”: Embora você pense que está fazendo um favor a si mesmo dando 10 ou 15 minutos extras de sono, dormir um pouco a mais só serve para aumentar a frustração e reduzir o estado de calma necessário para ser produtivo.

Fonte: epocanegocios.globo.com

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