A poluição do ar prejudica até seu desempenho no trabalho

Pesquisa da Universidade de Cingapura mostra que exposição a ar contaminado prejudica o rendimento em empregos que exigem coordenação, velocidade e consistência

poluição do ar em grandes metrópoles causa inúmeros efeitos prejudiciais em nosso corpo, como dor de cabeça, doenças respiratórias e cardíacas, exaustão e até câncer de pulmão.Os danos da agressão ao meio ambiente à saúde são evidentes. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Cingapura, no Sudeste Asiático, contudo, decidiu pesquisar também de que forma a poluição afeta a produtividade dos profissionais.

Evidentemente, trabalhar em meio à poluição não favorece o rendimento da equipe. Mas, segundo os pesquisadores, flutuações esporádicas no nível de qualidade do ar não impactam a média diária de produtividade.

No entanto, se a pessoa tem de trabalhar durante muito tempo exposta à poluição, seu rendimento diminui lentamente com o passar do tempo, de acordo com reportagem da Fast Company.

Para chegar a essa conclusão, a equipe liderada pelo professor Liu Haoming estudou durante um ano fábricas têxteis na China e comparou os níveis de poluição do local com a produção dos trabalhadores.

A pesquisa mostra que a exposição a altos níveis de poluição (10 microgramas por metro cúbico acima do limite considerado seguro) por 25 dias reduz a produtividade do trabalhador em 1%.

“A maioria dos gerentes que entrevistamos não percebeu que a poluição do ar pode ter um impacto negativo na produtividade de seus trabalhadores”, afirma Liu.

As descobertas da Universidade de Cingapura são relevantes porque mostram às empresas que a sustentabilidade é importante não só para seus resultados financeiros, mas também para a saúde e desempenho de seus funcionários.

Liu diz que é vital que o efeito da poluição na economia receba mais atenção. Apesar de seu estudo se concentrar em trabalhadores de fábricas têxteis, ele acrescenta que as descobertas podem ser aplicadas a qualquer emprego que exija coordenação, velocidade e consistência.

“O impacto negativo sobre a produtividade do trabalho deve ser considerado como uma parte importante do custo da poluição do ar”, diz.

Fonte: epocanegocios.globo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.