4 a cada 5 recrutadores descartam currículos em menos de 1 minuto

A maioria dos entrevistadores recebe mais de 50 currículos por vaga

Quando você envia seu currículo para uma empresa espera que o responsável por selecionar os candidatos use pelo menos alguns minutos para analisar sua trajetória profissional, certo? A realidade parece ser bem diferente. Uma pesquisa feita com mais de 400 recrutadores pela Catho mostrou que a maioria dos profissionais descarta um currículo em menos de um minuto.

Dos entrevistados, 5% dizem levar menos de 5 segundos para descartar um candidato pelo currículo. 30% demoram entre 6 e 10 segundos para isso, 27% gastam de 11 a 29 segundos e 17% levam de 30 a 59 segundos. Apenas 21% demoram mais de um minuto antes de descartar um currículo.

Essa avaliação rápida é necessária dada a quantidade de currículos recebidos. A maioria dos entrevistadores recebe mais de 50 por vaga e entrevista até dez candidatos para preenchê-la. Por isso, os recrutadores têm o olhar treinado para alguns pontos.

Entre as características que fazem um currículo ser descartado de cara se destacam os erros de português, citados como principal motivo por 34% dos entrevistadores, a e falta de experiência (25%). Ausência de objetivo profissional (10%), o candidato morar longe da empresa (9%) e a apresentação visual do currículo (9%) aparecem na sequência.

Quando pegam um currículo pela primeira vez, os recrutadores observam a experiência profissional, o objetivo e a formação acadêmica. Essas são as informações que não podem ficar de fora. Há dados, porém, que não devem estar no documento. O item mais citado, por 74% dos entrevistadores, foram informações de contato desatualizadas. Em segundo lugar, aparecem fotos inadequadas e números de documentos, como CPF e RG.

Fonte: epocanegocios.globo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.