O ótimo vendedor nasce pronto?

Veja dicas para que profissionais que trabalham com vendas melhorem o desempenho no dia a dia

O trabalho como vendedor nunca foi algo extremamente fácil. É claro que faz parte da vida das pessoas comprar coisas, das mais simples aos artigos de luxo, e são esses profissionais os grandes responsáveis por ajudar o consumidor a encontrar os produtos que mais atendem ao estilo de vida de cada um. Certamente, uma profissão que merece muito mais crédito do que recebe e poucos sabem que há muito estudo, preparo e paixão nos bastidores das vendas.

Por todos esses motivos, o especialista em atendimento ao cliente, gestão de pessoas e palestrante Alexandre Slivnik explica que para ser vendedor, não é necessário apenas o famoso talento “nato”. “Com certeza muitas pessoas têm uma aptidão extra com vendas, mas assim como qualquer outro trabalho, é possível adquirir os conhecimentos necessários através de estudos para ser um ótimo vendedor. Minha recomendação é que os interessados em seguir essa carreira busquem bons conteúdos em livros, vídeos e treinamentos. Dessa forma é muito mais fácil alcançar sucesso”, conta.

Estudo é um dos principais meios para alcançar o objetivo de quem atua neste segmento. É essencial conhecer profundamente as características do que se pretende oferecer, entender quem são os clientes e suas necessidades. Essa é uma regra de ouro. “Só assim, será possível fazer a diferença no dia a dia das pessoas que consomem”, afirma Slivnik.

Ser persistente pode fazer parte do jogo e sempre foi um recurso muito utilizado, porém é preciso ter cautela. “Ao insistir demais, o vendedor pode ser visto como chato. Caso o cliente dê alguma abertura, essa ferramenta pode ser útil. Do contrário, depois da segunda ou terceira tentativa sem sucesso, talvez o melhor seja observar e ter um comportamento mais receptivo”, recomenda o especialista.

Alexandre defende que a satisfação do cliente é algo extremamente importante para a empresa, já que é a fidelização que gera perenidade, mas isso só é possível se os colaboradores forem engajados e comprometidos, afinal, são eles os principais responsáveis pelo atendimento. “Os vendedores só conseguirão entender a necessidade do seu público ao entender a importância do seu trabalho”, o palestrante afirma.

Uma das dicas para os responsáveis por acompanhar métricas de colaboradores é pensar em metas ambiciosas, mas que possam realmente ser atingidas pela equipe. Além de promover o crescimento contínuo, esse é um dos fatores que ajudam a manter o time motivado. A grande fórmula para obter sucesso em vendas é unir meta, motivação e reconhecimento para gerar resultados.

Torne-se um vendedor de destaque

Como dar os primeiros passos como vendedor? Como construir o posicionamento no mercado e tornar-se uma referência? Como começar a gerar vendas? Essas são apenas algumas das perguntas que o especialista em vendas Alberto Júnior responde no programa Profissão Vendedor.

Fonte: administradores.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.