Voltei de férias e, cadê o emprego que estava aqui?

Conheça 5 atitudes para mudar esse quadro

Retorno das férias, sol, mar, várias recordações e aquele bronzeado de dar inveja, agora é o momento de retomar a rotina, encarar os desafios com todo o gás, voltar ao trabalho … ops, mas eis que você foi surpreendido e: Cadê o emprego que estava aqui? Você viveu ou conhece alguém que passou por situação semelhante? Algumas pessoas até me procuraram antes das férias se questionando: “- Ai meu Deus, será que na volta ainda terei o meu emprego?”, fiquei pensando em como um momento que era para ser somente de alegria e satisfação acaba virando um motivo de angústia e preocupação. Por que isso acontece?

Tenha consciência de que as coisas no trabalho quase nunca mudam da noite para o dia, isso significa que a sua demissão pode ser resultante de uma sucessão de fatores, como: comportamento negligente, postura inadequada, falta de atitude, excesso de problemas deixados para os outros resolverem no seu lugar, que, acumulados, contribuíram substancialmente para o seu desligamento.

Assim, para que você possa aproveitar melhor ainda as suas próximas férias, reduzindo sensivelmente a possibilidade de surpresas desagradáveis durante a sua volta, sugiro desenvolver um padrão comportamental que faça a diferença a seu favor no trabalho e na sua carreira:

1- Atenção aos feedbacks: Concordo que nem todos são bem-vindos, alguns podem ser até injustos, mas ouvir e avaliá-los, nunca é demais, eu, particularmente, parto do pressuposto de que a pessoa que tem coragem de me dar um feedback é muito generosa, porque poderia ver algo e deixar quieto, sem se importar, mas ocupou o seu tempo me chamando a atenção para o fato, pode ser que se importe genuinamente comigo, se for o meu chefe, mais ainda, tenho que me preocupar é se ele me “deixar em paz” e parar de me chamar. Lembre-se: Humildade nunca é demais!

2- Procure aprender e reaprender sempre: Você não precisa ser o último biscoito do pacote, nem o sabe-tudo, menos ainda o faz-tudo, entenda que todos somos passíveis de falhas, portanto, procure aprender o que você não sabe e reaprender (de forma melhorada) aquilo que já sabe e faz bem. Saiba que a sua acomodação é o princípio do fim.

3- Pontualidade: O horário faz parte das regras do jogo? Então não dê motivos para depois chamar de “azar” o que foi negligenciado. A sua pontualidade está sob o seu controle, nada tem a ver com falta de sorte, é uma questão de postura profissional respeitar os horários acertados e previamente definidos, afinal, todos estão atentos (inclusive os seus colegas de trabalho). Conclusão: Um gesto, uma atitude, dizem mais a seu respeito do que imagina. Cuide-se!

4- Coloque sentimento em seu trabalho: Parece clichê, mas pare para pensar: Você, o tempo inteiro está sendo observado e a pior coisa em um profissional é um trabalho “insosso” e apático, realizado sem o menor prazer, feito só por fazer, confesso que sinto náuseas só de narrá-los, porque tenho funcionário e algumas vezes me pego com um trabalho desses, feito sem o menor tesão. Acredito que não há nada mais triste do que, dia após dia, fazer mais do mesmo.

5- Entusiasmo: é o oposto da falta de tesão, nesse caso, melhor citar um exemplo prático: Essa semana, em meio a problemas com a internet, chamei um profissional da área de informática para avaliar o nosso parque tecnológico, poderia ser só mais um job, um freela, ou simplesmente resolver o problema de velocidade, mas não para o Paulinho (Schummi), que, antes de colocar a mão na massa, avaliou criteriosamente toda a situação, me pediu licença e que eu não me preocupasse, minutos depois, me surpreendi, pois o cara estava com uma vassoura nas mãos, limpando o ambiente atrás dos móveis, os cabos todos organizados, as portas do switch todas sinalizadas, a chave do hack devidamente presa ao equipamento para evitar o risco de perde-la e a internet, lógico, mais rápida. No dia seguinte, entrou em contato para saber se estava tudo bem e se eu estaria precisando de algo mais. Ao final, com a vaidade de um grande artista, orgulhando-se da sua obra, entrega um relatório completo e afirma: Esse é o meu padrão, não aceito fazer menos que o melhor!

Fonte: administradores.com.br

 

 

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