A Crise me pegou!! Como se livrar desse fantasma

Entenda quais habilidades você precisa desenvolver para não deixar que a próxima crise(pois ela vai acontecer) te pegue novamente.

Com todo o transtorno que a crise do Covid-19 já sentimos uma freada econômica e empregos sendo dissolvidos e sonhos desmantelados. E, como consequência, um desafio a mais para profissionais ao redor do país (e eu diria em todo o globo). Entretanto, apesar de talvez você já ter perdido seu emprego ou do risco de mais demissões à espreita e todos os apertos possíveis para manter a saúde financeira, é possível aproveitar esse preíodo de mudança para crescer na carreira e não ser o escolhido da vez.

Há uma importante questão que devemos entender que é o fato de você ter um exímio conhecimento técnico não garantir sua vaga de emprego. O que vai realmente determinar a sua escalada profissional em qualquer tempo, seja de crise ou de estabilidade econômica são os seus comportamentos. A competência técnica você treina, a habilidade de se conseuir exeutar o trabalho através de um sistema se capacita as pessoas e tudo bem. Entretanto o grande diferencial que um profissional vai ter é desenvolver habilidades comportamentais que são inerentes a cada um. “Caráter você traz, habilidade técnica você treina”.

O que faz a capacidade técnica desenvolvida ser colocada em prática é a habilidade comportamental da atitude para fazer acontecer.

Confira 5 habilidades importantes para serem desenvolvidas e parimoradas para garantir vantagem competitiva e que podem garantir seu crescimento na carreira, mesmo numa crise.

____

1 – Networking e Trabalho em Equipe

Em tempos onde inovação está quase virando commodity, em tempos de crise é fundamental para a manutenção de empregos e empresas. E considerando que duas cabeças pensam sempre melhor que uma, é em grupo que surgem as melhores práticas, as melhores idéias e as melhores soluções. Saber se posicionar em discussões em grupo, validar suas idéias, saber trabalhar e compartilhar em equipe é uma habilidade primordial para profissionais que querem se destacar na carreira.

Além de concatenar idéias e se relacionar bem com as pessoas a sua capacidade de fazer networking e de criar boas alianças profissionais também pode fazer toda a diferença. São os compartilhamentos dentro do seu grupo de influência que vão fazer muitos planos saírem do papel e executar idéias que podem valer milhões.

____

2 – Pensar Como Dono

O perfil empreendedor e o sentimento de dono do negócio é outra importante habilidade vista como vantagem pelos gestores. Além do senso de responsabilidade que esta visão traz, profissionais com um perfil empreendedor são mais abertas a mudanças e para novas possibilidades e ideias. Em tempos onde a incerteza paira no ar, sabemos que a certeza que temos é que vamos ter de rever processos, produtos e soluções para atender a novas demandas que surgirão com o passar do Covid-19.

com este perfil as pessoas recebem autonomia para abraçar os desafios e agem de forma proativa. As empresas não precisam de pessoas teóricas sem prática, precisam de pessoas que façam acontecer e tragam soluções e novas formas de pensar o negócio para gerar novas formas de diferenciação e estar cada vez mais competitivas no concorrido mercado que possuímos hoje.

3 – Poder de negociação

Já não estamos no tempo de convencer as pessoas por força ou imposição, é necessário saber expor os argumentos de forma convincente, defendendo seu ponto de vista e lutando com dados e fatos pelas suas ideias e projetos. Para o crescimento de qualquer empresa as pessoas devem ter convicção do que fazem , das idéias que defendem e saber negociar com clientes, fornecedores, stakeholders e demais interessados a colocar suas idéias em ação com apoio para levantar recursos e trazer resultados.

____

4 – Inteligência Emocional

Serenidade. Em ambientes competitivos que devemos vender nosso peixe a todo momento e que trabalhamos com cenários muitas vezes incerto, desenvolver resiliência emocional para lidar com diversos perfis de profissionais, situações de stress e pressão contínuos, a inteligência emocional vai ser uma aliada para mostrar a tranquilidade em meio ao caos e se sair melhor em tempos de crise.

Qual a razão para isso? No momento que somos impulsivos e tomamos decisões em meio a incertezas estamos melhor amparados de acertar na medida que sabemos nosso limite e definimos até onde podemos ir, e caso seja necessário, tenha seu momento de desafogo para equilibrar seus níveis de cortisol e voltar a olhar as tarefas e problemas sob outro ângulo.

____

5 – AutoConhecimento

Crise? Vai acontecer de tempos em tempos. Negócios fechando? Infelizmente vai ser realidade sempre. Independente do que acontece no cenário externo ou interno da empresa, o profissional deveria sempre buscar se aprimorar e nunca parar de se desenvolver. Uma pergunta: Quantos cursos você fez no último ano? Simplesmente não dá para começar e terminar um ano do mesmo jeito. Tudo está em constante evolução e você também. Para crescer como ser humano e contribuir de forma profissional, se atualizar e se conhecer é fundamental.

Constumo perguntar para meus clientes de consultoria e coaching se eles podem me descrever quais seriam as suas 5 principais fortalezas, seus pontos fortes. Quais aspectos profissionais você ainda precisa se desenvolver? Qual habilidade te trava e você necessita trabalhar para se sentir mais confiante? A grande maioria não consegue responder. Porque? Simplesmente pelo fato de achar que devemos olhar pra fora e se comparar com aqueles que são os premiados.

A grande transformação vai acontecer no momento que cada um começar a viver sabendo o que te levanta da cama todos os dias e faz seus olhos brilharem. Aí seu mundo vai começar a mudar, porque o trabalho vai passar a ser uma extensão do que você é e não uma forma de pagar os boletos do mês. Se conheça e nunca mais passe apertado na crise.

Fonte: administradores.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.